Resultado das vendas na semana das crianças

Comércio de Tubarão registra aumento de 5,13% nas vendas no crediário na semana do Dia das crianças

A CDL atribui o crescimento à retomada do consumo

O dia das crianças foi motivo de alegria também para o varejo catarinense. Segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), o crescimento nas vendas na data foi de 4,57%, em relação ao mesmo período do ano anterior. O tíquete médio das compras foi de R$ 143,28 e os itens mais procurados foram brinquedos com 39,71%, seguido de vestuário – com 26,81%. O levantamento foi realizado em empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades do estado de maior Índice de Potencial de Consumo (IPC).

Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da Federação, o resultado se deve ao aumento do nível de confiança dos consumidores e empresários, ao corte dos juros iniciado pelo Banco Central e ao controle da inflação, que permanece dentro da meta. “O balanço positivo teve como aspecto determinante o impacto da retomada do ritmo de consumo das famílias e a liberação do FGTS”, completa.

Foi o segundo ano de crescimento na data, pois em 2018 houve avanço de 3,49% nas vendas, em relação a 2017. “Santa Catarina prossegue com um cenário mais positivo do que o restante do país, o que é um grande alento para o comércio”, observa Tauffer. Até o final do ano, as próximas datas especiais do varejo serão a Black Friday e o Natal.