Como otimizar o tempo de fechamento do caixa da sua empresa?

Além de ser uma tarefa que exige determinados conhecimentos, o fechamento do
caixa consome tempo, energia e exige a observação de uma série de etapas para
que a conferência de valores e checagem das operações sejam realizadas
corretamente.
Nesse sentido, investir em técnicas para otimizar o tempo de fechamento do caixa é
também gerar economia para a sua empresa. Para isso, confira as dicas que
selecionamos para ajudar na rotina de controle de caixa e manter o ambiente
financeiro da sua empresa ainda mais organizado:

1) Jamais deixe de fazer o fechamento

A regra básica para otimizar o tempo do fechamento do caixa é realizá-lo
religiosamente ao final do dia. Se houver troca de operador durante o expediente, é
recomendado que seja realizado o fechamento parcial. Quando o procedimento é
realizado diariamente, a coleta de informações é mais fácil e você evita a perda de
dados.

2) Não esqueça de contabilizar a sangria

Quando um estabelecimento trabalha com um grande volume de transações,
geralmente costuma realizar o transporte de valores acumulados no caixa para um
local mais seguro, como cofres ou depósitos bancários. É o que chamamos de
sangria ou alívio de caixa. É importante que o operador tenha atenção a este
procedimento e não esqueça de contabilizar cada montante de sangria na hora de
fazer o fechamento do caixa.

3) Invista em automatização

Apesar de ser uma tarefa complexa e de grande responsabilidade, o fechamento de
caixa pode ser realizado de diversas formas. Isso quer dizer que algumas etapas
podem ser automatizadas, possibilitando uma gestão financeira mais rápida e eficaz.
Nesse sentido, as soluções da Saque e Pague – tanto os cofres quanto os caixas
eletrônicos – permitem que o fechamento do caixa seja feito mediante depósito no
terminal localizado no próprio estabelecimento. Além de eliminar a necessidade de
conferência – uma vez que o próprio terminal faz a contagem e a validação do
montante – os valores depositados caem na conta da empresa, gerando crédito em
tempo real, melhorando o fluxo de caixa e acabando com o risco de manter dinheiro
em caixa.

Fonte: Newtrade

MAIS DA Corpo Mensagem Principal
  • Perfil: quem são os consumidores com mais de 60 anos?

    Continue lendo Clique e leia
  • Cinco estratégias para desenvolver a habilidade da persuasão

    Continue lendo Clique e leia
  • 30 de MAIO – DIA LIVRE DE IMPOSTOS

    Continue lendo Clique e leia
  • A importância dos cartazes de promoção para o negócio

    Continue lendo Clique e leia
  • Quatro caminhos para fortalecer relação entre empresas e consumidores

    Continue lendo Clique e leia
  • 21% dos consumidores foram vítimas de fraudes ou transtornos no Carnaval do ano passado, mostra levantamento da CNDL/SPC Brasil

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais