Em vez de liderar sempre, treine sua equipe para avançar sozinha

Equipes com gestão própria tendem a receber mais feedbacks positivos, que acabam se transformando em maiores aprendizados coletivos, tempo otimizado, maior esforço conjunto em busca de melhorias e aumento significativo na produção, de acordo com artigo do Fórum Econômico Mundial.

Segundo a instituição, equipes autogerenciadas, ou “auto aprimoradas” também tendem a ser mais receptivas a comentários negativos e têm um nível superior de aprendizado, além de aprender com seus fracassos. Investir em colaboração também é uma das características desses times e que, de acordo com o WEF, ‘eleva o nível dos indivíduos e do coletivo”.

A existência de um gestor é indispensável, mas ele deve mostrar sua eficácia em outras frentes e desempenhando diferentes papéis. Entre eles, o de capacitar a equipe, em vez de liderar. O gestor também deve desenvolva capacidade de assumilar uma ideia de sucesso diferente do habitual. “Quando sua ideia de sucesso está intimamente ligada ao seu desempenho individual, é difícil considerar o desempenho de outras pessoas como a sua principal prioridade”, diz o artigo.

Dentro de uma equipe de autogestão, o líder deve assumir o papel de um treinador, e por vezes, o de um colaborador comum. “Como todos os bons treinadores, você deve fazer boas perguntas. Como qualquer bom colaborador, você precisa estar disposto a entrar lá e fornecer ajuda ativa.”

Como criar uma equipe autogerenciada

Para incentivar a criação e melhoria de uma equipe de gestão própria, é preciso analisar duas questões: o comportamento a ser incentivado, e o resultados dos feedbacks constantes.

De acordo com o artigo, o comportamento da equipe será similar ao comportamento incentivado pelo gestor. Por essa razão, é preciso encontrar um equilíbrio entre o perfil exigido e as devidas recompensas para os que o seguem. Também é preciso estar preparado para as possíveis consequências do padrão comportamental imposto aos colaboradores. “Se você deseja incentivar a colaboração, não pode avaliar puramente as métricas individuais. Se você deseja incentivar a honestidade, precisa estar disposto a ouvir as coisas que não deseja ouvir.”

Também é essencial, de acordo com o artigo, que os feedbacks constantes sejam garantidos. Apenas com retornos a respeito do seu trabalho os colaboradores podem trabalhar em melhorias.

Fonte: Época Negócios

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