Notícias

Elevatória integra o sistema de esgoto a partir desta quarta

Com o bom desempenho dos testes, a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Marcolino, instalada na Praça Walter Zumblick, na avenida Marcolino Martins Cabral, entra em operação nesta quarta-feira (1). A EEE passa a compor o sistema de coleta e tratamento de esgoto de Tubarão, que está sendo implantado pela Tubarão Saneamento. Até 2019, a empresa já havia investido mais de R$ 100 milhões em água e esgoto no município e tem expectativa de mais R$ 160 milhões, em recursos próprios, nos próximos cinco anos.

Com a atuação da EEE Marcolino, a cidade terá cerca de 16,7% da população atendida com esgoto tratado, um aumento de 4,7% em relação à cobertura atual. Serão 69 milhões de litros de esgoto tratados, por mês, o que equivale a mais de 27 piscinas olímpicas de esgoto, que deixarão de ser despejadas no Rio Tubarão. A função dessa elevatória é direcionar até 13 milhões de litros de esgoto, por mês, provenientes de 1.837 unidades consumidoras, para a EEE Braz, instalada no bairro Recife. A partir dessa segunda Estação Elevatória (a maior de todo o Sistema), o esgoto bruto segue para a Estação de Tratamento de Esgoto Figueira, na comunidade de Morrinhos. Após o tratamento, o esgoto tratado é lançado no antigo Rio Tubarão, popularmente conhecido como Rio da Madre.

As unidades consumidoras da região central, logo devem começar a receber autorização da Concessionária para se conectar na rede. “Ou usuários serão informadas e orientadas sobre como conectar a residência na rede. Os proprietários ou moradores da região central devem estar atentos ao comunicado na fatura mensal da Tubarão Saneamento. Se tiverem dúvidas, devem entrar em contato”, explica o diretor da Concessionária, Wagner de Souza Júnior.

Segundo o diretor, à medida em que os usuários dessa região conectarem às residências ou estabelecimentos na rede, o despejo do esgoto “in natura” no rio Tubarão, que hoje fica nas proximidades das pontes, tende a acabar. “Com o tempo, isso vai proporcionar o fim dos odores e a melhoria da qualidade da água e vida do rio”, explica Wagner.

Mais informações, pelos telefones: 0800 648 9596 e (48) 3052-7400 ou no site www.tubaraosaneamento.com.br.

Notícias
  • Horário de atendimento da CDL Tubarão

    Continue lendo Clique e leia
  • Sorteio e entrega do prêmio do Natal Premiado!

    Continue lendo Clique e leia
  • Mensagem de natal do presidente da CDL Tubarão

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Coluna do presidente da CDL 29/12/2020

    Continue lendo Clique e leia
  • Coluna do presidente da CDL 17/12/2020

    Continue lendo Clique e leia
  • Coluna do presidente da CDL 11/12/2020

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais